3 dicas essenciais para conhecer melhor seu cliente

Para manter o bom relacionamento com o cliente, conhecê-lo é parte essencial do processo. Pode ser um pouco complicado, mas o retorno que isso dá é o que vai indicar o sucesso – ou fracasso de sua empresa. Sendo assim, anote então essas 3 dicas para conhecer melhor seu cliente.

1 – Responda a pergunta: Quem é o seu cliente?

Isso mesmo. A pergunta pode ser simples e o fato é que você precisa ter informações assim para poder saber com quem você está falando (e vendendo, claro). Analise qual é a faixa etária dos seus clientes e de possíveis novos compradores, qual a porcentagem de homens e de mulheres. Eles estão apenas em sua cidade, na região ou no país todo? Qual a frequência em que compram? Entre outros dados que fazem a diferença de acordo com o seu negócio.

2 – Pesquise nas redes sociais

Quase metade de toda a população do Brasil está nas redes sociais. De acordo com a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social, são 45% do total e crescendo e que passam em média mais de 5 horas por dia na internet. Portanto, muita informação pode ser encontrada lá, seja no Facebook, Twitter, Instagram, e outros.

Se a sua empresa já está nas redes, aproveite! Pesquise o que estão falando sobre sua marca e se envolva nas conversas, aproveite para alimentar o engajamento com seu público e fazer sua empresa ser cada vez mais bem vista e procurada.

Se ainda não tem contas nas redes sociais, o que está esperando? Crie e gerencie bem suas contas, analise as estatísticas, publique constantemente e esteja constantemente otimizando suas ações na esfera digital.

3 – Saiba o que seus clientes acham de seus concorrentes

Você não vai escapar dessa. Saber sobre seus concorrentes e como está a comparação da sua empresa com as outras é crucial para oferecer melhores serviços e produtos. É assim que você pode descobrir aquilo que mais tem agradado ou não aos seus clientes, o que sua empresa pode oferecer de melhor e algo muito importante que é trabalhar no diferencial da sua marca.

Fique atento, converse com aqueles que já são clientes, interaja e esteja aberto a evoluir e crescer sempre. Encantar e fidelizar também deve estar nos seus planos, e com essas 3 dicas para conhecer melhor seu cliente, você terá uma base para oferecer aquilo que seu consumidor espera e muito mais. Aproveite as dicas e tenha bons negócios.

 

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Tayenne Carvalho

Formada em Jornalismo e em constante aprendizagem sobre comunicação, marketing e comportamento humano.