Melhore de vez o relacionamento com seus clientes

Você já pensou em quem é que compra da sua empresa? Saiba que definir apenas o público-alvo, nem sempre é suficiente. Entender de fato quem são essas pessoas pode te ajudar muito a melhorar o relacionamento com seus clientes.

Essa definição é o que se chama de Persona, sendo a representação semi-fictícia dos seus clientes. Ou seja, é uma definição baseada em dados reais e pesquisas de mercado. A criação de produtos e estratégias de comunicação dependem disso para poder ter um resultado que de fato atenda as expectativas do empresário.

Com essa descrição, você saberá melhor como atingir seu público, como a linguagem de comunicação que sua empresa deve utilizar; quais os meios de comunicação e redes sociais que seu cliente ideal mais utiliza; quais palavras-chave usar; quais conteúdos que mais os atraem; entre muitos outros detalhes que fazem a diferença para seu negócio e suas vendas.

Portanto, você deve saber como chegar a essa Persona e aqui vão algumas dicas para ajudar a você neste processo.

1 – Personifique o seu cliente ideal

A Persona, diferente do público-alvo, é uma forma mais humanizada e personificada de definir seu cliente ideal. Mas não se preocupe caso ache que ficou muito específico, pois você pode criar mais de uma Persona para o seu negócio. Porém deve tomar cuidado também para não exagerar e perder o foco de suas estratégias.

2- Defina as perguntas certas

Para construir a sua Persona, é preciso entender a fundo seu cliente em potencial. Portanto, saber quais perguntas fazer é essencial para que funcione. E isso depende do seu negócio, em qual área a sua marca atua e o que é importante saber do seu cliente. Como por exemplo:

– Quais são as características físicas e psicológicas dele?

– Qual é o seu nível de estudos?

– Quais são seus maiores desafios?

– Quais são os seus objetivos?

– Quais assuntos que o interessam no seu setor?

Confira agora um exemplo de Persona:

Antônio tem 46 anos e é sócio proprietário de uma pequena empresa no ramo de alimentos. Ele tem como objetivo ser encontrado mais facilmente na internet e estar na primeira página dos sites de buscas. Está à procura de uma agência de Marketing Digital que o ajude a fazer com que os clientes encontrem a sua empresa por meio de elaboração de um site e da gerência de uma conta no Facebook.

Quando você “conhece” a Persona, definir ideias criativas e que vão atrair clientes, funciona de uma forma muito mais fácil. Você sabe com quem está falando, o que ela compra e como reage às suas ofertas. Além disso, é com essa definição que você pode conseguir saber o que seu cliente precisa e pode ajudá-lo a encontrar o que ele busca, além de construir autoridade no seu ramo e ser então uma referência na área.

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Tayenne Carvalho

Formada em Jornalismo e em constante aprendizagem sobre comunicação, marketing e comportamento humano.