10 dicas para você organizar seu dia em tempo recorde (parte 1)

Vencer a procrastinação não é uma tarefa fácil. Parece que hoje em dia são tantas coisas para ver, decidir, fazer, que organizar seu dia parece até uma tarefa impossível, não é mesmo?

São assuntos pendentes no trabalho, a ligação para um cliente importante, o trânsito chato de todos os dias e o cachorro que resolveu pegar seu sapato bem na hora de você sair de casa.

Fora isso, as redes sociais querem sua atenção a toda hora. É alguém chamando no Whatsapp, é a timeline do Facebook que nunca para, ou alguém que acabou de mandar um vídeo super engraçado no Snapchat.

A definição de procrastinação é simples: adiar, deixar para depois o que pode ser feito agora ou o que já poderia ter sido feito. E todo mundo faz isso.

Mas não é saudável e nem algo que traz efeitos positivos, principalmente pelo sentimento de culpa, que fica martelando na cabeça. E nas consequências que isso pode gerar no dia-a-dia, nos afazeres domésticos e na relação com outras pessoas.

Mas sem mais delongas, vamos à primeira dica:

 

1 – Tenha disciplina

Começar pela parte “mais difícil” parece loucura. Mas acredite: sem disciplina, não tem como se comprometer com você mesmo. Entenda que essas pequenas mudanças (mas muito fortes) trarão benefícios incríveis para a sua vida.

Portanto, a partir de agora comece a agir, não deixe pensamentos negativos e de desistência dominarem sua mente. E acredite que isso vai melhorar muito seu dia-a-dia (e vai mesmo).

 

2 – Organize seu dia

Antes de dormir, pense em todas as coisas importantes do dia seguinte e as escreva. Pode ser em um caderninho, um papel, no celular, ou em um lembrete no computador. Enfim, onde você tiver mais contato, for mais fácil e confiável para você ver.

Além disso organize as coisas que precisa levar para o trabalho e já deixe escolhida a roupa que usará no dia seguinte. Isso vai aliviar a sua mente na hora de dormir e ajudar você a descansar muito melhor, já que não terá que ficar pensando sem parar em tudo que precisa fazer, com medo de esquecer. Tudo já estará anotado. Relaxe.

 

3 – Use seu checklist

Fazer uma lista dos afazeres e não usar, não faz sentido algum. Então sempre deixe em local visível e quando terminar algo, marque que está concluído.

O sentimento é gratificante a cada finalização de tarefa. E ao final do dia, com tudo pronto, o seu grau de satisfação será libertador.

Com uma checklist, você aproveita mais o seu dia, sabe o que precisa fazer e poderá respirar tranquilo, tendo sempre à mão os resultados disso.

 

4 – Anote apenas as tarefas mais importantes

Não há necessidade de marcar tudo na sua checklist diária, se não, vai virar um livro. Imagine detalhar tudo: “escovar os dentes, colocar água para ferver, o pó, fazer o café, tomar o café”. Aí fica completamente sem sentido.

A ideia é anotar o que é importante e você não pode esquecer, como por exemplo: ligar para o cliente; enviar o email sobre a venda do carro; comprar o uniforme das crianças; colocar as roupas na máquina. Enfim, coisas que farão a diferença e são essenciais para que seu dia funcione a seu favor.

Está achando um pouco complicado? Difícil de começar? Pois bem. Vamos a mais uma dica que pode fazer toda a diferença:

 

5 – Faça as coisas mais difíceis pela manhã

Sim, pois por mais que a gente possa achar que de manhã estamos meio dormindo ainda, depois que despertamos é a hora que nossa mente e corpo estão mais ativos. Nesse momento temos mais energia para decidirmos e agirmos em coisas mais complicadas.

Conforme vai passando o dia, nosso cérebro vai recebendo cada vez mais informações e é como se fosse aumentando o “trânsito mental”.

E quando vai ficando de tardezinha, a tendência é nosso corpo, inconscientemente ir se preparando para o descanso. Como se fosse se desligando aos poucos.

Portanto tente isso. Sempre que possível, comece pelo que parece ser mais complicado de resolver.

 

Estas são as primeiras dicas para já começar a mudar seus dias e ter uma vida muito mais organizada. Vamos começar? No próximo post, a gente continua.

 

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Tayenne Carvalho

Formada em Jornalismo e em constante aprendizagem sobre comunicação, marketing e comportamento humano.