Com seu público utilizando diversos aparelhos para acessar o seu site, é preciso se certificar de que ele está adaptado à tela que o usuário está utilizando. Essa adaptação é fundamental para facilitar a sua visualização e é o que chamamos de site responsivo.
Site responsivo? O que é isso?
Também conhecido como flexível, esse tipo de site permite que o layout se adapte perfeitamente ao dispositivo em que usuário o acessa, seja ele celular, tablet, computador, entre outros. Uma pesquisa em dez capitais brasileiras realizada pela WMcCann em parceria com o Instituto Ipsos mostrou que 41% dos entrevistados navegam na internet pelo celular. Por isso, é importante que se pense nesse público, já que a navegação e a experiência do usuário se tornam limitadas em celulares quando a página não é flexível.
Sua empresa não tem um site responsivo, e agora?
Das duas, uma: ou os seus concorrentes têm sites responsivos e você está atrás deles ou eles ainda não têm e você pode estar um passo à frente. Além disso, a compatibilidade de um site com dispositivos móveis é um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Assim, você aumenta a relevância do seu negócio e melhora o acesso dos seus clientes. Existem diversos sites que podem simular várias resoluções de telas para você testar o seu, inclusive um do próprio Google, e verificar se o seu site é responsivo.
O que é adaptado no site responsivo?
Ao transformar o layout do seu site em responsivo, é preciso estar atento principalmente a:
– Alterações no layout, incluindo cores e imagens, mantendo sempre a sua marca.
– Deixar as principais ferramentas de acesso para usuários em locais fáceis de serem encontrados, especialmente no topo da página.
– Aumentar o espaço entre os links, para facilitar os cliques por toque em tablets e celulares.